Neste artigo vamos responder a 5 questões muito interessantes.

1. Porque chamam às janelas os “olhos da casa”?

A construção das janelas é sempre na direção da rua ou quintal. É através da janela que conseguimos alcançar a rua e tudo o que se passa do lado de fora da nossa casa, ou seja, apercebemo-nos do nosso meio ambiente.

2. Pode uma janela contribuir para a arquitetura?

Claro que sim, inclusivamente de forma determinante. Interiormente transmite o bem-estar. Exteriormente, as janelas podem estruturar as fachadas. Determinam o caracter de uma casa através de grandes áreas envidraçadas ou engradadas com pinázios.

3. Desde quando existem as janelas?

No ano 4000 a.C. as casas de Persépolis apresentavam umas aberturas semelhantes a janelas. Conheciam-se os caixilhos e as folhas nos palácios de Minos, em Creta. Nas casas gregas com átrio, as janelas que davam para o pátio eram artisticamente ornamentadas. Por volta do ano 100 d.C. os romanos empregaram janelas com vidro.

4. Todas as matérias plásticas são iguais?

Não. A principal vantagem das matérias plásticas consiste precisamente em poderem ter as propriedades requeridas à aplicação prevista. Uma pequena modificação na constituição molecular pode provocar grandes modificações nas suas propriedades. Precisamente por esta razão que um PVC nunca é igual a outro.

5. Como se pode poupar no aquecimento?

As juntas das janelas antigas deixam passar o ruído e sair o calor. As perdas de calor podem ser reduzidas a um pouco menos de ¼ devido à superfície da janela em comparação com janelas antigas com vidro simples. Para esta redução acontecer são necessários vidros isolantes que podem reduzir custos de aquecimento.

Achou as perguntas e respostas interessantes? Deixe o seu comentário.